Também conhecido como compressor pistão ou recíproco, atende segmentos diversos da indústria
Compressores são peças essenciais para o funcionamento de qualquer sistema de refrigeração. Sua função é aumentar a pressão de algum fluido. Responsável pela maior parte do consumo de energia de um sistema de refrigeração, um bom compressor é essencial. Portanto, não se fala em refrigeração sem falar de compressores com custo-benefício.
Compressores alternativos - Também conhecidos como compressor pistão ou recíproco, baseiam-se no movimento de um pistão dentro de um cilindro. Quando o pistão desloca-se do ponto morto superior (PMS) para o ponto morto inferior (PMI), o vapor entra no cilindro através de uma válvula de sucção, que se abre automaticamente pela diferença de pressão. Nesse deslocamento, o volume do cilindro é quase que totalmente preenchido pelo vapor do refrigerante. No movimento ascendente, o pistão se movimenta desde o PMI até o PMS. Nesse momento a válvula de sucção encontra-se fechada pela ação de uma mola e a pressão no interior do cilindro aumenta pela diminuição do volume da câmara. Esse processo continua até que a pressão no interior do cilindro consiga vencer a pressão da mola da válvula de descarga, próxima da pressão de condensação.
Nesse processo, parte do vapor permanece dentro do cilindro, na pressão de descarga, uma vez que o pistão não consegue varrer todo o volume do cilindro. Por toda essa performance é que a nossa esquipe de Pesquisa e Desenvolvimento busca as melhores práticas na fabricação do compressor alternativo dedicado a refrigeração industrial, aplicados em segmentos diversos, como indústria alimentícia, bebidas, óleos e gorduras, petroquímica, plásticos entre outras. O compressor alternativo ou pistão pode ser utilizado também para diversas aplicações como chiller, unidade de transferência de gás etc.
Catálogos
Orçamentos