Em 2022 comemoramos a ampliação da Fábrica de Arujá/SP
Em continuidade ao plano de investimentos, a Mayekawa do Brasil concluiu a ampliação de sua fábrica localizada no município de Arujá (SP), onde a empresa está estabelecida há mais de dez anos em sede própria. “São 54 anos de atividades no Brasil em curva ascendente e, por isso mesmo, a ampliação de nossa planta acontece como consequência previsível desse crescimento contínuo”, conta o diretor executivo da Mayekawa do Brasil, Nilson Martins, que lembra que a empresa começou suas atividades no país, em Diadema (SP) e depois se mudou para Arujá, “onde já era esperado o redimensionamento do tamanho de nossa planta”.
A nova área fabril passou dos 6.400 m² para 8.000 m², uma vez que a multinacional japonesa tem disponibilizado novos produtos para o mercado, como o chiller microcanal e a distribuição exclusiva de marcas como Frascold, System Square e Teko; e também, desenvolve alguns serviços de fabricação, antes terceirizados. “No novo espaço já estamos trabalhando com a fabricação dos vasos de pressão especiais, principalmente quando é requerido o selo ASME, as bases metálicas, os skid´s, entre outros”, informa o diretor industrial da Mayekawa, Eduardo Okyama.
Além disso, a Mayekawa do Brasil tem exportado bastante para suas filiais da América Latina, assim como, Estados Unidos, China e países do Oriente Médio, pois dentro do Grupo Mayekawa, o Brasil é tido como referência, apoiando ações do Grupo em outros países. Eduardo acrescenta que além da ampliação da fábrica, a obra foi importante para a dinâmica do trabalho fabril: “Também passamos por uma realocação de setores com alteração do layout geral para um maior ganho de produtividade”, diz.
Outro destaque na reforma da planta, que teve início em dezembro de 2021 foi o aumento da área da Assistência Técnica. “Com o novo layout, nosso departamento de Revisão e Manutenção de Compressores e Equipamentos, também mudou de local e agora passa a funcionar numa área maior, em torno de 600m². Dessa forma nossa área útil de oficina ficou em 520m², o que é representativo para as nossas atividades”, destaca o diretor de Assistência Técnica, Nilton Pitarello.
Com o espaço maior e a nova disposição da planta fabril, “os benefícios de maior ganho de produtividade e o desenvolvimento de novos produtos passam a ser realidade a partir de agora”, conclui Okyama.