Notícias

09 de julho de 2020

Preventiva, preditiva e corretiva

Você sabe o que cada uma delas significa? E quando executá-las?

Confira os procedimentos de Manutenção e garanta eficiência à sua instalação.

No texto anterior explicamos a necessidade de locais em que haja instalações de Refrigeração Industrial realizar a manutenção periodicamente.  Agora, vamos discorrer sobre o procedimento a ser adotado nas instalações conforme a necessidade. Confira abaixo o que diz o especialista da Mayekawa do Brasil, Jair Pavan. “Quando se pensa em manutenção há três procedimentos a serem adotados, que dependem do perfil e porte de cada instalação. Estes procedimentos podem ser realizados em conjunto ou implementados de acordo com a necessidade da instalação – tempo de instalação x horas de funcionamento x acompanhamento de performance. De qualquer forma, o mais importante é que haja um planejamento de manutenção e que seja  devidamente cumprido”, explica.

  • A Manutenção Corretiva é feita quando o compressor quebra. Como o desgaste é maior, já que houve a quebra, significa que haverá maior quantidade de peças a serem trocadas. “Pode ser também que neste caso o compressor nem tenha mais conserto”, adianta. Outro ponto é que o compressor tende a quebrar sem aviso, gerando paradas na produção e, talvez, perda do produto. “Nestes dois casos, uma das consequências é um custo maior para a empresa”, alerta Pavan.

 

  • Já a Manutenção Preventiva é baseada no estudo que estima o tempo de vida útil das peças. Calculado este tempo se planeja a realização da manutenção preventiva antes que aconteça uma quebra. “Os compressores da Mayekawa trabalham em média por 20 mil horas,  sem problemas. Com esse cálculo evita-se a quebra e diminui-se o risco daquelas paradas inesperadas”, comenta. No entanto, ainda podem ocorrer paradas indesejadas por algum fator aleatório ou mesmo um erro de operação que motiva a quebra do compressor.

 

  • E a Manutenção Preditiva é aquela que está baseada em um estudo do equipamento para ver como o compressor está se comportando, para daí realizar intervenções apenas quando houver necessidade. A avaliação do equipamento é baseada na análise de dados do compressor, mas também pela análise da vibração, do óleo entre outras variáveis. “A manutenção preditiva elimina a corretiva, pois há o acompanhamento real do equipamento através destas análises enquanto a corretiva é baseada na estimativa da vida útil do equipamento”, finaliza Jair Pavan.

 

Quer saber mais? A Mayekawa do Brasil tem um Plano de Manutenção de acordo com a sua instalação. Nosso departamento Técnico conta com pessoal experiente e qualificado. Afinal são mais de 50 anos  prestando bons serviços à área do Frio. Consulte-nos!

 

 

Compartilhe a Mayekawa

Biblioteca de Vídeos

Institucional LATAM

Fênix Alimentos

FrostFlow Optimize