Notícias

06 de agosto de 2025

Com tecnologia avançada, Mayekawa atende Centro de Distribuição, no Equador

Estabelecida em países da América Latina, que também agrega a América do Sul, a Mayekawa se destaca pelo amplo portfólio de equipamentos e soluções para a refrigeração, uma delas atendeu com satisfação a um Centro de Distribuição (CD), localizado em Puerto Bolívar, no Equador, na região central, onde estão localizadas grande quantidade de fazendas de bananas, que registram produção anual de três milhões de toneladas. Além das cargas refrigeradas, o terminal também manipula cargas secas e com todas essas operações, o Puerto Bolívar torna-se um local atrativo para exportar cargas, já que atende principalmente linhas localizadas no lado leste da América do Sul.

Bananas

No caso das bananas, os centros logísticos desempenham papel fundamental no seu amadurecimento, permitindo um armazenamento mais prolongado e um melhor controle de qualidade desta fruta, pois a refrigeração reduz a sua taxa respiratória, retardando o seu processo de amadurecimento e prolongando sua vida útil. A banana requer armazenamento refrigerado na faixa entre 13,3 ºC e 14,4 ºC, dependendo do seu cultivo.  Essa faixa de temperatura também é considerada ideal para reduzir as perdas pós-colheitas, preservando as características sensoriais da banana, como cor, sabor e textura, por mais tempo.

Diante desse cenário, o cliente definiu como critérios essenciais para a escolha dos equipamentos a capacidade de refrigeração, a otimização de espaço e a eficiência energética. Esses requisitos levaram a empresa de logística a optar pelo Chiller Fugu, selecionado por seu Coeficiente de Performance (COP) – que é igual ou superior a 5,65 –, um patamar considerado ideal para equipamentos de refrigeração. Essa alta eficiência não apenas assegura um desempenho superior no resfriamento, como também contribui para uma redução significativa no consumo de energia do Centro de Distribuição (CD), alinhando-se às estratégias de sustentabilidade e à otimização de custos operacionais.

Um dos diferenciais decisivos na escolha do Chiller Fugu é que ele opera com o menor volume de amônia do mercado – cerca de três vezes menos que os sistemas convencionais do tipo inundado, o que amplia a segurança e a eficiência do sistema.

Para atender às demandas desse centro de distribuição, o CD do Equador acionou a Mayekawa Colômbia, que, através do projeto e fabricação realizado pela Mayekawa do Brasil,  forneceu seis unidades do Chiller Fugu, solução que se destacou não apenas pela alta eficiência energética, mas também por seu design compacto, que reduz a ocupação de espaço, e pela facilidade de instalação, que é plug-and-play – ou seja, o equipamento chega pronto para operação, permitindo um start-up ágil no cliente. Essa combinação de desempenho, segurança e praticidade reforçou a escolha do Fugu como a solução mais adequada para as necessidades do projeto do Centro de Distribuição equatoriano.

 

Compartilhe a Mayekawa

Biblioteca de Vídeos

Institucional LATAM

FrostFlow Optimize