Mayekawa conclui retrofit na Iceport
Sistema de retrofit em terminal portuário garante 20% de eficiência energética e redução em serviços de manutenção.
A Mayekawa do Brasil realizou um importante processo de retrofit na Iceport, o frigorífico da Portonave, o primeiro terminal portuário privado do país, que possui um Terminal Frigorífico, a Iceport -, com câmara frigorífica totalmente automatizada, dotada com seis transelevadores, e capacidade estática de 16 mil posições pallets. Além de uma antecâmara com 13 docas para o recebimento das cargas. Ao todo são 50 mil m² de área para armazenagem.
Toda esta estrutura necessita de 2.000.000 Kcal (capacidade frigorífica) ou cerca de 670 TR para armazenagem adequada das cargas. Com um apelo inicial para aumento de capacidade de frio e diminuição do consumo de energia, a Iceport procurou a Mayekawa do Brasil para atingir este objetivo.
A equipe do Departamento de Melhorias, Automação e Eficiência Energética foi até lá, analisou o sistema, estudou todas as variáveis de funcionamento e diagnosticou que o sistema pedia e deveria ter mais. Após apresentação de um estudo completo de viabilidade, a Mayekawa do Brasil assinou o retrofit executado na empresa.
Melhorias Estratégicas – Um dos destaques ficou por conta do sistema, composto por quatro compressores, que trabalharia de forma mais eficiente se os quatro motores fossem trocados, acrescentando ainda dois inversores de frequência. “O motor elétrico que foi adquirido na época não tinha adequação para funcionamento na área portuária, já que o ambiente é mais agressivo por causa da maresia, o que favorece a corrosão interna dos equipamentos”, informa o engenheiro de projetos, Ricardo Alberto César.
Para o engenheiro da multinacional japonesa, Cecílio Duarte da Silva, que atua no Departamento de Melhorias, Automação e Eficiência Energética e na mesma equipe de César, “a questão de eficiência energética era só um
item que poderia e deveria melhorar”. Dessa forma, os motores foram substituídos por motores fechados de alto rendimento, modelo IR 3 (Índice de Rendimento). “Como são motores maiores, tivemos que fazer ajustes na base dos compressores e também adequações elétricas necessárias para que o cliente obtivesse a economia de energia de fato”, completa ele, que acompanhou o processo do início ao fim. Também, todas as telas do sistema supervisório foram atualizadas, inclusive na escala de 2D para 3D.
Além disso foi instalada a Auto Stage, uma lógica de funcionamento que atua como um controle de capacidade inteligente. Ou seja, dependendo da necessidade de refrigeração apenas 1 ou 2 ou 3 ou os 4 compressores
podem funcionar e é o Auto Stage que define esta operação. Segundo a Iceport, os objetivos do projeto foram atingidos. “Ficamos muito satisfeitos com o Retrofit. Observamos melhora em vários aspectos, principalmente, o consumo energético atendendo nossas expectativas”, relata o responsável pelo Departamento Operacional – Manutenção da Iceport, Valmir Martins. Outro ponto de destaque citado por Martins, diz respeito a capacitação dos profissionais Mayekawa. “Tivemos um ótimo atendimento da empresa, que por ser a fabricante dos compressores, possui grande know-how em Refrigeração. Isso nos levou a escolha da Mayekawa para implementar o projeto de Retrofit, nos deixando completamente tranquilos durante todo o processo, transmitindo confiança e nos garantindo a continuação da prestação de serviços de qualidade aos nossos clientes.
Ganhos – os resultados do retrofit não demoraram a aparecer e são significativos, acompanhe os índices de desempenho do sistema Antes do Retrofit (AR) e Depois do Retrofit (DR):
- Rendimento dos Compressores
– de 88 de 100% de rendimento (AR) | de 96,5 de 100% (DR). - Eficiência Energética: Previsão inicial de 10 a 12% (DR). Medição recente foi de 20% de economia de energia em relação ao funcionamento do sistema anterior, praticamente dobrando a previsão.
- Manutenção: Economia significativa (DR), uma vez que os motores davam muitos problemas, como queima.