O Papel da Refrigeração no Esporte
Olimpíadas 2024. O mundo todo volta a sua atenção a esse grande espetáculo que une nações e países naquilo que é mais resiliente ao ser humano: a competição esportiva.
Nesta edição, que será realizada em Paris, os números impressionam: serão 206 delegações formada por 10.500 atletas, que concorrerão por medalhas em 48 modalidades, durante 30 dias para um público presente de mais de 600 mil pessoas. Mas a grandiosidade dos números não para aí. É verão na Europa e os termômetros registram uma média de 36 °C na Cidade Luz. Para os atletas este não é um cenário favorável. Por isso a importância de refrigeração em eventos como esse torna-se mais do que imprescindível.
Vide a Copa do Mundo de 2022, no Qatar: além do período do Mundial ser transferido para o “inverno”, ou menos quente – média de 38 °C, os estádios de realização dos jogos foram devidamente climatizados para que tanto os atletas quanto o público pudessem ter conforto térmico naquele momento.
Sustentabilidade
Nesta edição dos Jogos Olímpicos, nos deparamos com a polêmica da questão sustentável versus o conforto térmico dos atletas, em que foi abolido o uso de sistemas de climatização. No entanto, estudos mostram que ambientes com temperaturas elevadas, sem refrigeração, reduzem de forma significativa o desempenho dos atletas. Além do mais foi-se o tempo em que sistemas de refrigeração e climatização não era sustentáveis. Vide os fluidos refrigerantes sustentáveis, os sistemas de automação embarcados, os compressores dotados de sistemas de velocidade variável, entre outros pontos.
De todas as modalidades presentes nas Olimpíadas 2024, a refrigeração tem de estar, obrigatoriamente, presente em duas categorias, sendo: esportes de quadra – basquete e vôlei; e de ginásio: boxe, ginástica artística, rítmica, de trampolim, levantamento de peso, luta, saltos ornamentais, tênis de mesa e taekwondo.
Esportes
Para além das Olimpíadas, a refrigeração tem a sua relevância no esporte, além de compor a climatização de ambientes ela é a base para esportes praticados na neve e no gelo, como hóquei e as patinações artística e de velocidade, para citar os mais conhecidos por aqui. As condições para a prática desses esportes é a manutenção das pistas de gelo, que, devem ter temperatura ideal de 18 °C, mantidas através de chillers eficientes com capacidades que variam de 80 a 200 TRs, dependendo da extensão da pista. O equipamento inclui basicamente compressor, condensador e evaporador. No tocante as pistas de gelo, geralmente são formadas por serpentinas, que são as responsáveis pelo congelamento de sua superfície, recebendo a solução de etilenoglicol enviada através do equipamento.
Aqui no Brasil, estas condições são mantidas em pistas que recebem atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, que, se apresentam nas Olimpíadas de Inverno.
Refrigeração
Mas o fato é que a refrigeração contribui e muito com a prática esportiva, uma vez que centros esportivos e ginásios apresentam desafios únicos devido ao seu tamanho e ao número variável de ocupantes, que necessitam de temperaturas ideias para o conforto e saúde, garantindo eficiência energética. Sem falar de se ter condições ideias para a prática esportiva. Mas, voltando a eficiência energética. Esta, por sua vez, é uma consideração importante em grandes espaços. Soluções que reduzem o consumo de energia, como o uso de compressores de velocidade variável, sistemas de recuperação de calor e automação inteligente, contribuem não apenas para a sustentabilidade ambiental, mas com a redução de custos operacionais. Além disso, toda a infraestrutura de eventos como esse requerem a aplicação da refrigeração, como a parte de saúde dos atletas, por exemplo, como salas de emergência, de atendimento, farmácias hospitalares e laboratórios. Quer outro? A ala da alimentação.
Na capital francesa, para se ter ideia, o espaço do restaurante é de quase um quarteirão. No centro é possível ver uma banca de frutas com diversas opções para os atletas, além de uma cozinha industrial que oferece todos os tipos de pratos: carnes vermelhas, brancas e de porco, massas, grãos, opções vegetarianas e mais. Tudo fresco, saudável e na temperatura ideal contribuindo para que os atletas estejam em sua perfeita forma e consigam fazer deste a melhor olimpíada de todos os tempos.