Manutenção e produtividade com qualidade
O processo fabril de alimentos e bebidas além de diversificado é muito complexo. Para garantir que tanto a fabricação quanto o armazenamento de tais produtos atendam a qualidade exigida pelas normas e, também, pelo consumidor na ponta final desta produção, as indústrias contam com sistemas de refrigeração que desempenham papel fundamental na manufatura destes setores. Portanto, para além da fabricação, é a manutenção dos sistemas a responsável para que os processos continuem sendo executados a contento. “Imagine as perdas que ocorreriam se o sistema de refrigeração falhasse acarretando a perda da produção ou mesmo atrasando ou não concluindo a entrega conforme prevista?” indaga o gerente comercial da Mayekawa do Brasil, Paulo Teixeira.
Por isso além de oferecer às estas indústrias um line up também para a indústria de alimentos e bebidas, a Mayekawa do Brasil conta com um departamento especializado em manutenção, que atende todas as necessidades de conservação e operação dos sistemas produtivos e de armazenagem. “Nossos técnicos são totalmente capacitados para cumprirem um plano de manutenção e operação, quer seja preventiva, preditiva e corretiva”, informa o diretor de assistência técnica da Mayekawa do Brasil, Nilton Pitarello. Ele prossegue: “Os produtos relacionados à Cadeia do Frio são conhecidos pela sua grande sensibilidade, durante os processos produtivos. Pequenas variações não programadas na temperatura podem ser suficientes para torná-los impróprios para consumo. Logo, quando falhas ocorrem no sistema de refrigeração, é comum que as empresas amarguem grandes prejuízos e tempo ocioso para o conserto das máquinas”, afirma.
Capacitação e Conhecimento Técnico – Com um departamento específico voltado para esta área e formado por técnicos e engenheiros treinados para lidar em cada uma das fases da Manutenção, a Mayekawa do Brasil, que faz parte do centenário Grupo Mayekawa garante a diferença de desempenho do sistema em empresas que adotam a Manutenção como parte do processo para garantir a qualidade final de seus produtos, uma vez que, cada demanda é única e que depois de diagnosticar a instalação, a Mayekawa do Brasil desenvolve um planejamento personalizado para aquele sistema, o que pode envolver até a gestão remota de manutenção preventiva. “O primeiro passo é realizar a checagem das variáveis, como temperatura, umidade entre outros e de seus respectivos equipamentos. Depois disso é importante analisar todo o sistema de refrigeração. A manutenção deve ser aplicada também em válvulas, controladores, compressores e todos os demais componentes do circuito de refrigeração”, explica o supervisor de assistência técnica Marcos Fagundes, que continua: “a grande vantagem do planejamento de manutenção na refrigeração industrial é a análise periódica, que deve ocorrer em períodos preestabelecidos, evitando que qualquer falha possa ocorrer, prejudicando a operação no circuito de refrigeração”.
Amônia – No campo da refrigeração industrial, o fluido refrigerante mais utilizado é a amônia (NH3), por possuir boas características termodinâmicas, ser um fluido natural e de baixo custo. Porém, por suas características requer atenção e é a manutenção preditiva e preventiva, que cumprem este papel, sendo uma das formas inteligentes de evitar acidentes com o vazamento deste fluido refrigerante.
A manutenção preventiva na refrigeração industrial pode ser feita em equipamentos eletrônicos, que registram os níveis dos elementos em um ambiente controlado. É importante manter o correto funcionamento de todo o sistema, garantindo que o controle possa ser realizado da maneira correta, “evitando prejuízos ao produto e ao funcionário que trabalha no local”, informa Marcos Fagundes. Pitarello complementa dizendo que é importante que a manutenção seja realizada por técnicos responsáveis, garantindo a qualidade de toda a análise e possível troca de peças, caso seja necessária, a corretiva, “pois um simples entendimento errado do sistema, coloca em risco a excelência da produtividade”, diz. Pela tradição da Mayekawa nestes segmentos, “conhecemos as necessidades do setor de alimentos e bebidas, por isso sabemos da importância de uma operação precisa, como controle preciso da temperatura, entre outras variáveis. Portanto, é inevitável que os equipamentos sejam atualizados em algum momento através das manutenções”, conclui Marcos Fagundes.