Sistemas de Refrigeração dedicados ao setor de Óleos & Gorduras
O setor de óleos e gorduras vegetais e animais ocupa um lugar estratégico no contexto industrial brasileiro por ser um dos principais ramos da indústria alimentícia e um dos principais itens da nossa Balança Comercial. O Departamento de Agricultura Americano – USDA -, divulgou que a produção mundial de soja para a safra 2018/2019 foi de 361,1 milhões de toneladas. Se comparada à safra 2017/2018, o mundo produzirá mais de 20 milhões de toneladas do que a safra passada quase 10 milhões de toneladas do que na safra 2016/2017. Segundo o mesmo USDA, o Brasil passa a ser o maior produtor de soja do mundo, com 33% de toda produção mundial, logo em seguida vêm os Estados Unidos com 32,85% e, posteriormente, a Argentina com 15,80%. Juntos, estes três países são responsáveis por 81,65% da safra mundial.
Neste panorama, as indústrias de óleos vegetais que também fabricam diversos outros produtos como gorduras, margarinas/cremes vegetais, lecitinas, tocoferol e proteínas, se valoriza. E dentro delas seus processos, como a Refrigeração, responsável pelo processamento de fases importantes como, Refino, Branqueamento, Refino de Desodorização, Neutralização, Envase e Cristalização são essenciais. Para acompanhar os movimentos ascendentes do setor nacional e proporcionar a garantia da qualidade final dos produtos, otimização no tempo dos processos e eficiência energética em todas as etapas, a Mayekawa do Brasil apresenta portfólio completo, uma vez que a empresa sabe que quando a Refrigeração é bem projetada conjuntamente com o processo, desenvolve-se um trabalho mais eficiente, com foco em redução de insumos, como, por exemplo, o vapor motriz e de efluentes, gerando redução de gastos na operação.
Por isso mesmo disponibilizamos para o setor de Óleos & Gorduras soluções customizadas importantes na geração de eficiência energética, desenvolvidas e executadas por equipe especializada e dedicada ao segmento. Entre elas, o Sistema de Refrigeração Compacta (USAT) operando com Amônia (NH3) e CO2; também os chillers para geração de água gelada com condensação a água ou a ar; chillers para resfriamento de água para sistema de vácuo em circuito fechado; unidades condensadoras para baixas temperaturas de evaporação também para sistema de vácuo, Ice Condensing. Trata-se de uma nova tecnologia do segmento voltada para a desodorização do óleo, que opera através de unidade condensadora para sistema de vácuo “seco” com amônia (NH3) bombeada ou funcionando por gravidade. Além de significativa economia de energia, a solução requer menores investimento no sistema de geração de vapor e redução da poluição ambiental; melhor aproveitamento dos ácidos graxos (subproduto) e melhor qualidade do produto. E a Mayekawa do Brasil, com uma carteira formada pelas maiores e mais importantes empresas do segmento de Óleos e Gorduras, já entregou uma planta com esta tecnologia, que foi devidamente aprovada.