Natural Five, a filosofia sustentável do Grupo Mayekawa
Utilizando cada vez mais refrigerantes naturais em seus equipamentos,
o Grupo japonês mira num planeta saudável.
A sustentabilidade ambiental está no foco das atividades comerciais do Grupo Mayekawa há quase cem anos, e um dos reflexos desta aposta diz respeito ao desenvolvimento e a fabricação de produtos e sistemas que utilizam refrigerantes naturais. Aliás, a busca por tecnologias que operem com refrigerantes naturais e soluções de eficiência energética tem sido uma meta do Grupo japonês há muito tempo, pois já é sabido que os refrigerantes naturais contam com um baixo GWP (sigla do inglês, Global Warming Potential, que significa Potencial de Aquecimento Global), menor do que os HFCs¹, bem como zero ODP (sigla em inglês para Ozone Depletion Potential, que significa Potencial de Destruição de Ozônio), tornando-os refrigerantes ecologicamente corretos. “A aplicação de refrigerantes naturais e soluções de engenharia térmica que usam menos energia tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável, economizar o esgotamento da camada de ozônio e impedir o aquecimento global”, destaca o diretor comercial da Mayekawa do Brasil, Silvio Guglielmoni.
Natural Five – A partir deste entendimento, o Grupo Mayekawa, no qual se insere a Mayekawa do Brasil criou a filosofia Natural Five, relacionada ao uso de cinco refrigerantes naturais, sendo amônia, dióxido de carbono, água, hidrocarbonetos e ar, os quais reforçam o compromisso ambiental do Grupo com tecnologias que não agridem o meio ambiente, protegendo a camada de ozônio e, também, evitando o aquecimento global. “Esses refrigerantes têm muito mais recursos para aumentar drasticamente a eficiência energética de um equipamento em comparação com os utilitários convencionais, de acordo com as aplicações e faixas de temperatura”, afirma Guglielmoni. Dessa forma, a Mayekawa, tem utilizado cada vez mais os refrigerantes que compõe o grupo Natural Five aplicados em equipamentos e sistemas de aquecimento, secagem, fornecimento de água quente, ar condicionado, resfriamento, resfriamento e congelamento em uma faixa de temperatura que vai dos de 200 ℃ aos -100 ºC.
Para Guglielmoni, incluindo a adoção do Acordo de Paris em 2015, com o objetivo de fortalecer a resposta global à ameaça das mudanças climáticas e a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, em 2016, combinando a redução da produção e consumo dos HFCs, que afetam o aquecimento global, e, mais recentemente a COP 26, “a Mayekawa tem estabelecido compromissos a partir de sua engenharia e fabricação dentro de parâmetros de sustentabilidade a fim de que possa, de fato, oferecer ao mercado mundial equipamentos não apenas eficientes, mas sustentavelmente seguros”, finaliza o diretor comercial.
¹ Os hidrofluorocarbonetos foram criados como alternativa aos clorofluorcarbonetos, e são gases de refrigeração contendo hidrogênio, flúor e carbono. Por não conterem cloro como os clorofluorcarbonetos, não são destrutivos à camada de ozônio da atmosfera pois o flúor em si não é prejudicial ao ozônio.