Notícias

10 de abril de 2024

Do passado ao presente: O percurso de 100 anos de progresso da Mayekawa

Kisaku Maekawa, fundador da Mayekawa & Co.

O Grupo Mayekawa está comemorando 100 anos de atividades ininterruptas no setor do frio. Com sete fábricas ao redor o mundo, 100 escritórios e mais de 5 mil colaboradores diretos, o Grupo Mayekawa foi fundado em 1924, em Tóquio, Japão, por Kisaku Maekawa (sem o y mesmo), que iniciou o seu negócio com uma pequena fábrica de gelo batizada de Mayekawa & Co.  O acréscimo do y se deu em função de sua localização às margens do Rio Yamazaki, na capital japonesa, cujo significado é “de frente para o rio”.

O GRANDE SALTO

Desde o início, suas atividades seguiram num crescente, com alguns progressos e inovações. Porém, um dos primeiros marcos da companhia data de 1958, quando a Mayekawa já uma fabricante de câmaras frias passou ao patamar de indústria, produzindo sua própria linha de compressores do tipo alternativo. Três anos depois, em 1961 nasce a marca Mycom, nome dado à uma linha de compressores, cujo sucesso foi tamanho, que até hoje a empresa também é reconhecida por este nome. Aliás, aquele também foi o ano que marcou o reconhecimento ao Grupo Mayekawa, por outros países, principalmente por conta da entrega de 156 unidades de compressores de refrigeração para uma instalação frigorífica na ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Para se ter uma ideia, naquela época, a produção anual da Mayekawa era de 50 compressores, com isto em quase um ano a empresa mais que triplicou sua quantidade produtiva. Marcando, assim, um grande salto de crescimento para a empresa no horizonte global.

Em 1963, a Mayekawa apresenta ao mundo o primeiro sistema de resfriamento de recirculação de bomba de amônia líquida, instalado no Japão para armazenamento refrigerado de 7 mil toneladas, o que foi considerado um feito há época.

Uma ressalva: o gás hélio em seu estado líquido é utilizado para criar ambientes de temperatura ultrabaixa para experimentos e pesquisas. No entanto, há meio século, existiam apenas compressores alternativos para comprimir gás hélio, e a durabilidade das suas peças deslizantes era um problema. A Mayekawa então resolveu o problema de durabilidade associado ao uso a longo prazo, desenvolvendo o primeiro sistema do mundo entregue para aplicação de supercondutividade ao Fermi National Acceleration Laboratory, nos EUA, em 1978. Mais tarde, este sistema tornou-se o padrão global e agora suporta ambientes de teste em instituições de pesquisa em todo o mundo.

De lá para cá expandimos nossa área de atuação, ampliamos nossa linha de compressores Mycom, desenvolvemos outras duas linhas de produtos e fizemos história ao entregar o sistema de refrigeração para as pistas de gelo do 18º Jogos Olímpicos de Inverno, em Nagano, Japão, especificamente as de patinação de velocidade, de patinação artística, de hóquei no gelo, de curling e de bobsleigh.

 

EXPANSÃO EXTERNA

Para o Grupo Mayekawa, a década de 60 foi além: em 1964, o Grupo abre sua primeira filial fora do Japão, a Mayekawa do México. No mesmo ano, a companhia dá início à produção de compressores de refrigeração do tipo parafuso; e no ano seguinte foi desenvolvido o primeiro sistema de recirculação de bomba de líquido de amônia para navios de pesca. Em 1966 chega ao mercado mundial compressores alternativos de dois estágios composto multi-cilíndrico de alta velocidade; e, dois anos após, a companhia aportou no Brasil, onde se estabeleceu, de início, no centro da cidade de São Paulo, na Rua Maria Paula.

 

DO JAPÃO PARA O BRASIL

1975 - Mayekawa em Diadema

1975 – Mayekawa em Diadema

A Mayekawa do Brasil é tida hoje como a subsidiária mais importante do Grupo Mayekawa na América Latina. Isso porque o Japão logo entendeu que o País representava um mercado abrangente e próspero, tanto que já em 1971  foi importado do Japão a primeira unidade Chiller com compressor parafuso do mercado brasileiro; em 1972, inaugurada a primeira fase da fábrica da Mayekawa, em Diadema, iniciando a fabricação de vasos de pressão e montagem de unidades compressoras pistão; dois anos depois, iniciou na planta brasileira a fabricação de unidades compressoras do tipo parafuso com bloco compressor importado do Japão; ainda em 1974 começa a fabricação de blocos compressores alternativos no Brasil; no ano seguinte, o escritório comercial e de engenharia que estava no centro de São Paulo é transferido para a fábrica em Diadema, que abrigava uma sede maior: 100m². Em 1983, a Mayekawa dá início a fabricação de blocos compressores parafusos – excetuando o rotor, que era importado do Japão.

Anos mais tarde, em 1996 – a multinacional japonesa realiza os primeiros projetos no mercado de cerveja e bebidas, com sistema indireto NH3 / Solução. Até aquele momento, só havia sistema direto de amônia.  Na década da Sustentabilidade, iniciada pela realização da Eco 92, no Rio de Janeiro, o Grupo Mayekawa cria o sistema chamado “Natural Five”, em que são usados cinco fluídos refrigerantes naturais: amônia, dióxido de carbono, água, hidrocarbonetos e ar. Eles são aplicados até hoje em sistemas de aquecimento, secagem, abastecimento de água quente, ar-condicionado, refrigeração e congelamento.

 

DA REFRIGERAÇÃO À DESOSSA

Atendendo as demandas mundiais, em 1994 o Grupo Mayekawa desenvolveu sua primeira máquina desossadora: a Toridas, desossadora de coxa e sobrecoxa de frango. Seu surgimento foi um grande desafio que o Grupo trouxe para o mercado de alimentos ao introduzir, já naquela época, equipamentos robóticos no processamento. Essa nova tecnologia permitiu às máquinas manusearem peças macias de formato irregular, com alta produtividade, o máximo de higiene e de aproveitamento, o que nunca tinha sido feito antes. A jornada das desossadoras, que teve início há 30 anos, disponibiliza atualmente grande variedade de máquinas de desossa automatizadas que atendem aos altos padrões de qualidade e rendimento no mundo todo.

 

PROJETOS MUNDIAIS

Navio de pesca Dutch Harbor

Navio de pesca Dutch Harbor

Presente em cinco continentes, o Grupo Mayekawa conseguiu destaque mundial ao fabricar e participar de grandes projetos de engenharia, tais como:

Petróleo & Gás: No Brasil, o segmento químico vendeu seu primeiro projeto, uma URV (unidade recuperadora de vapor) para a plataforma petrolífera Pampo, que até aquele momento, em 1999, era administrada pela Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A). A venda foi um grande marco para as relações entre as duas empresas.

Refrigeração e aquecimento residencial: Em 2023 a Mayekawa Europa forneceu o sistema de água quente através da sua solução de bombas de calor para cerca de 8 mil residências na cidade de Svendborg, Dinamarca.

Navio de Pesca: Uma união de mais de 30 anos é observada na relação entre a Mayekawa e o navio de pesca Dutch Harbor, ancorado na região do Alasca, Estados Unidos. A Mayekawa EUA realiza manutenção nos cinco compressores N62B há mais de 30 anos. Construído em 1975, o  Dutch Harbor trabalha há mais de 40 anos em sua plena capacidade com os compressores da linha Mycom.

Centro de Distribuição: A Linha Newton foi a escolhida pelo presidente da empresa ADIB Food, Budi Mulyono para estabelecer e expandir sua cadeia de frio e garantir abastecimento alimentar estável aos mais de 240 milhões de habitantes da Indonésia, pois, naquela época o país enfrentava uma grave escassez de carne fresca, peixe e vegetais, devido a problemas na logística refrigerado do país.

CO2 Brine:  O Grupo Mayekawa se dedicou a desenvolver sistemas de refrigeração indireta que utilizam CO2 Brine para o resfriamento ou congelamento do produto ou para climatização. Neste caso, a carga de amônia é reduzida quando se usa CO2 como fluido refrigerante secundário (Brine), otimizando a eficiência energética e diminuindo o nível de toxicidade, aumentando, assim, a segurança operacional do sistema de refrigeração.  Além do Brasil, a multinacional japonesa já aplicou o conceito de CO2 Brine em outros países da América Latina, sendo dois projetos no Equador e um na Argentina. Na Ásia, o Grupo Mayekawa também está presente em mais de 500 instalações de refrigeração industrial utilizando o CO2 Brine.

Bebidas: Outro marco para a história do Grupo foi em 2004, quando a Mayekawa Brasil fez a primeira venda de chillers para a empresa Sorocaba Refrescos, envasadora de uma das principais marcas de bebidas do mundo.

Alimentos: Desde 2006, temos orgulho de colaborar com uma das maiores empresas de alimentos e bebidas da Suíça, fornecendo as nossas soluções de refrigeração e sistemas de aquecimento para todas as suas fábricas no Brasil. Já são milhares de unidades vendidas, um marco histórico para o Grupo Mayekawa e para o setor.

 

DESDE 1924 PENSANDO NO MEIO AMBIENTE

Desde o surgimento da empresa em 1924, uma das principais preocupações de seu fundador, Kisaku Maekawa foi como seus equipamentos e fábricas iriam contribuir para a preservação do meio ambiente. Além dos esforços já integrados na filosofia do Grupo para ações sustentáveis, o destaque vai para o Natural Five, onde utilizamos cinco refrigerantes naturais: amônia (NH3), dióxido de carbono (CO2), água (H2O), hidrocarbonetos (HC) e ar em nossos equipamentos. A aplicação de refrigerantes naturais e soluções de engenharia térmica que utilizam menos energia, visam apoiar o desenvolvimento sustentável, evitando assim a destruição da camada de ozônio e diminuindo os impactos da refrigeração no aquecimento global.

Os refrigerantes naturais têm um PAG (potencial de aquecimento global) mais baixo do que os HFCs, bem como zero ODP (potencial de destruição da camada de ozônio), o que os torna refrigerantes ecologicamente corretos.

 

PENSANDO NO FUTURO

100 anos. Um século. Quantos acontecimentos o mundo viveu: guerras mundiais, progresso nos transportes, revoluções industriais, descobertas científicas, avanços tecnológicos, transformações culturais, aumento substancial da expectativa de vida de sua população entre tantos outros inúmeros cenários. E a Mayekawa foi avançando também: se transformando, transpondo barreiras e ofertando ao mundo equipamentos e tecnologias que fazem a diferença na conservação nas áreas de alimentos, bebidas, saúde, petroquímica, pesca, entre tantas outras. O nosso compromisso é com a qualidade e a tecnologia, no sentido da inovação a fim de desenvolver soluções que contribuam significativamente para a sociedade. Este é o DNA do Grupo Mayekawa, que se perpetua através de gerações, pensando sempre, num futuro melhor para o mundo.

 

 

Compartilhe a Mayekawa

Biblioteca de Vídeos

Institucional LATAM

Fênix Alimentos

FrostFlow Optimize